William Hardham

William Hardham
William Hardham
Capitão William Hardham, em abril de 1916
Nome completo William James Hardham
Nascimento 31 de julho de 1876
Wellington, Wellington,
Nova Zelândia
Morte 13 de abril de 1928 (51 anos)
Wellington, Wellington,
Nova Zelândia
Progenitores Mãe: Ann Hardham
Pai: George Hardham
Serviço militar
País Nova Zelândia
Serviço Forças Militares da Nova Zelândia
Anos de serviço 1895–1919
Patente Major
Unidades 4.º Contingente da Nova Zelândia
Wellington Mounted Rifles
Conflitos Segunda Guerra dos Bôeres
Primeira Guerra Mundial
Condecorações Cruz Vitória

William James Hardham, VC (Wellington, 31 de julho de 1876 – Wellington, 13 de abril de 1928) foi um militar neozelandês que foi condecorado com a Cruz Vitória, a maior condecoração por bravura "diante do inimigo" que poderia ser concedida na época a militares do Império Britânico.

Nascido em Wellington, Hardham era ferreiro e soldado em part-time na milícia local quando se ofereceu para servir nas Forças Militares da Nova Zelândia na Segunda Guerra dos Bôeres. Colocado no 4.º Contingente, em 1900, estava a realizar uma patrulha no Transvaal sul-africano quando foi emboscado. Hardham subiu para o seu cavalo para resgatar um soldado ferido sob fogo pesado e, por isso, foi condecorado com a Cruz Vitória (VC). Dispensado das Forças Militares da Nova Zelândia, em 1901, ele voltou para outro período de serviço na Segunda Guerra dos Bôeres, mas esteve apenas brevemente na África do Sul antes de ser enviado à Inglaterra para a coroação do rei Eduardo VII e da rainha Alexandra.

De volta à vida civil, envolveu-se cada vez mais na administração do rugby com a Wellington Rugby Football Union; ele jogou rugby representativo pela Wellington na sua juventude, mas também continuou a servir na milícia. Quando a Primeira Guerra Mundial começou, Hardham ofereceu-se para servir no exterior com a Força Expedicionária da Nova Zelândia (NZEF) e foi destacado para a Wellington Mounted Rifles (WMR) como capitão. Ferido durante a Campanha de Galípoli, foi enviado de volta para a Nova Zelândia. Durante a sua recuperação, foi nomeado comandante do Hospital Queen Mary, em Hanmer Springs, mas desejava regressar à NZEF e a um posto no exterior. Ele voltou ao WMR, então na Palestina, no final de 1917, mas a sua saúde estava deteriorada e isso afetou-o pelo resto do seu serviço militar. Tendo alcançado o posto de major no final da guerra em 1918, foi dispensado do NZEF. Voltando à vida civil, trabalhou para um jornal e mais tarde para o Departamento de Obras Públicas, além de se envolver em assuntos de veteranos. Faleceu em 1928, aos 51 anos.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy